O aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão; traduz-se por um aumento da temperatura média global, o qual tem vindo a acontecer nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas. Este fenómeno dever-se-á a causas naturais ou será da responsabilidade do Homem?
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é a causa do efeito de estufa.
Denomina-se efeito de estufa à absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas, impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior.
O efeito de estufa é uma característica da atmosfera terrestre. Sem este efeito, a temperatura seria muito mais baixa. O desequilíbrio actual acontece, porque este efeito está a aumentar progressivamente.
O principal gás causador do efeito de estufa é o dióxido de carbono (Co2). Actualmente, as suas concentrações estão a aumentar. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumenta, devido à sua libertação através da indústria.
Efeito de estufa
• A energia do sol aquece a Terra.
• A terra absorve o calor vindo do sol e erradia uma parte de volta para o espaço (raios infravermelhos). 35% da radiação que recebemos vai ser reflectida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na terra.
• Cerca de 1 % da atmosfera terrestre é composta pelos chamados gases com efeito de estufa, sobretudo vapor de água, dióxido de carbono, metano e azoto.
• Em conjunto, esses gases reflectem para a terra calor suficiente para manter a temperatura média da atmosfera em cerca de 15 graus centígrados.
• Se não existisse o efeito de estufa, a terra seria um local gelado e sem vida (à semelhança do que acontece em Marte).
Aumento do Nível dos Mares
Um aumento médio global dos mares de 9 a 88 centímetros é esperado nos próximos 100 anos, graças aos gases de efeito de estufa que já emitimos e, provavelmente, ainda emitiremos. Isso acontecerá mais ou menos na mesma medida em que acontece o derretimento do gelo e a expansão termal dos oceanos (a água expande-se quando aquecida).
Esta possível subida do nível da água provocará destruição. Enchentes na costa e danos causados por tempestades, erosões nas margens, contaminação por água salgada nas reservas de água potável, na agricultura, cheias nos pântanos e ilhas e acréscimo da salinidade nos estuários são consequências reais de um aumento, mesmo que pequeno, do nível das águas. Algumas cidades costeiras e vilas também serão também afectadas.
Pesquisa feita por: Ana Rute Silva, Ângelo Rodrigues e Gonçalo Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário