27 abril 2010

"OS VERDES"


O partido político "Os Verdes" nasceu em 1982, da vontade de um grupo de cidadãos de promover uma intervenção ecologista mais activa na sociedade portuguesa.
Empenhados em alertar a opinião pública para os desafios ecológicos que então se colocavam a nível planetário, para os problemas de ambiente que também já se começavam a fazer sentir em Portugal e cientes ainda da urgência de encontrar respostas adequadas para os mesmos, "Os Verdes" fixaram como objectivo transportar estas preocupações para o mais alto nível institucional.
Para cumprir estes objectivos, denunciaram problemas, exigiram a sua resolução junto do poder e reflectiram em novas soluções para o futuro; delinearam estratégias políticas para garantir a representação de uma voz ecologista na Assembleia da República e no poder local.
Neste sentido, "Os Verdes" têm participado em várias coligações eleitorais com outros partidos e têm feito propostas concretas para a resolução dos problemas e para que se abram caminhos a um desenvolvimento sustentável e harmonioso que garanta o futuro.



A Ecolojovem - "Os Verdes" foi criada em 25 de Fevereiro de 1989, pela própria necessidade que se fez sentir da criação de uma organização juvenil: a existência de um espaço específico de jovens, que fizesse a discussão à sua maneira, de um espaço que abordasse constantemente as questões de juventude, um espaço que proporcionasse um maior convívio e conhecimento entre os membros das diversas regiões, aliando à forma de intervir de "Os Verdes" o modo próprio de estar e de ser dos jovens. Por outro lado, pela possibilidade de participação nos diversos organismos e realizações de juventude.
Tudo isto é fruto da vontade activa, da participação constante de muitos jovens portugueses que querem colaborar, que querem dialogar e agir. Por estes e outros motivos:

A Ecolojovem - "Os Verdes" recusa a tristeza da passividade, do conformismo, a mediocridade da submissão. Reflectimos, sentimos! Por isso indignamo-nos com o que nos rodeia e empenhamo-nos por qualidade, justiça e paz.
Acreditamos na transformação, obra da capacidade participativa e de intervenção dos jovens, da sua capacidade de diálogo, da sua inteligência e da sua criatividade.
Acreditamos numa sociedade ecológica e justa e cremos que a sua construção passa pela forte participação dos jovens, pela sua irreverência e dinâmica, não menosprezando a experiência dos outros... todos!
Por tudo isto, e porque acreditamos que o trabalho em conjunto é sempre mais profícuo e participado:
- somos membros do Conselho Nacional de Juventude;
- somos membros do Conselho Consultivo de Juventude;
-fomos membros fundadores da Federação de Jovens Ecologistas Europeu.

Bernardo, Daniel, João

Sem comentários: