29 janeiro 2019


Algures no  Universo, 28 de janeiro de 2019
Saudações caros cidadãos,

                 É com o coração a sangrar que me dirijo a vocês! Vivo em grande angústia, num enorme sofrimento, e isto é tudo por vossa causa! Os meus pulmões estão a ficar doentes, sem oxigénio. Sinto que estou a desfalecer, sem força para vos dar o que necessitam para sobreviverem… mas a culpa é vossa.
 As vossas atitudes e comportamentos estão a poluir muito o ar e a minha atmosfera está a ficar frágil, a camada do ozono está enferma e por ela vão passar os raios de sol mais perigosos. O Homem não está a cumprir o seu papel, não reduz, não reutiliza, não recicla e isso faz com que existam muitos resíduos nas minhas entranhas. E as minhas água estão poluídas i improprias para consumo e nos oceanos o lixo abunda, principalmente o plástico que mata os seres vivos. Pobres dos peixinhos!  Pobres de mim! Pobre de vós!
Ai, e a minhas florestas, coitadas todos os dias choram lágrimas de sangue ou são os incêndios ou é o corta exagerado de árvores,  a desflorestação.  Se assim continuarem um dia, dentro em breves, não haverá oxigénio e a vida não terra terá o seu fim.
                Sim, estou a sofrer muito, mas vocês irão sofrer também, porque, por este caminho, vocês ficaram sem água para beber, sem oxigénio e sem alimentos, pois como poluem o mar também poluem os solos deitando o lixo para o chão e os produtos ficam contaminados, vocês ficam doentes,…
                Se querem que eu sobreviva e consequentemente vocês, devem deixar de poluir o ambiente, de utilizar plástico desnecessariamente, deixar de se deslocarem tantas vezes de carro e outros meios de transporte poluentes. Optem pela caminhada, a bicicleta e meios de transporte públicos, como os autocarros e transportes amigos do ambiente. Plantem árvores, evitem os incêndios,…
                 E ainda há mais! Se têm visto os telejornais, certamente, já ouviram notícias de morte de animais marinhos por ingerirem plástico que é deitado ao mar. Os animais não têm culpa e não deveriam passar por isto, só porque os humanos usam e abusam do plástico e não o reciclam!
                Eu tenho vergonha e raiva de vós cidadãos que em mim habitais!
                E estes foram só alguns exemplos do que vocês estão a fazer com o meio ambiente. Mas antes que a minha vida acabe queria fazer vos um pedido:
                Por favor, apliquem a politica dos 5r (reduzir, reutilizar, recuperar, reciclar, respeitar), usem a caminhada, a bicicleta e os autocarros, protegem a floresta,…
                Se me estiver a ler não ignore o meu pedido, perceba o meu sofrimento.
                Lute pela minha vida, pela sua e pela dos pobres animais  que estão a sofrer.
                         
Um abraço esperançoso desta vossa amiga Terra
Lara Santos 6º B Nº 9

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei pois envolveu a floresta que fez com que o trabalho ficasse muito engraçado.